A escola
O Colégio Nossa Senhora de Fátima adota uma metodologia de ensino- aprendizagem através de projetos de estudo, onde o aluno tem a oportunidade de expor seus interesses e curiosidades acerca de um determinado assunto.
O aluno participa ativamente do seu processo de ensino aprendizagem trazendo questionamentos para dentro de sala de aula e levando o conhecimento para fora. Os momentos de investigação, descoberta e apropriação, fazem parte do caminho para que o aluno participe ativamente da construção dos conceitos, vindo de encontro com os conteúdos estabelecidos para cada ano escolar, respeitando a grade curricular de cada turma. Junto com o professor eles constroem seus conhecimentos, fazendo sempre uma conexão com o conhecimento já existem do aluno e com o que será apresentado como material de aprendizagem. Rubem Alves afirma que “é do prazer que surge a disciplina e a vontade de aprender. É justamente quando o prazer está ausente que a ameaça se torna necessária” (ALVES, 1995, p.156).
O papel do professor é auxiliar o aluno a assimilar a estruturas das matérias de ensino e a reorganizar sua própria estrutura cognitiva, após a aquisição de novos significados que podem e devem gerar conceitos e princípios, em resumo o professor precisa apresentar o conteúdo e ajudar o aluno a compreender o que ele já sabe sobre o assunto e fazer a ligação do conhecimento já existente desse aluno com o que ele aprendeu de novo.
A todo momento desenvolve-se o senso democrático e participativo. Os alunos aprendem que todas as vozes têm uma chance de ser ouvidas, que nenhuma opinião tem mais peso que outra e que podem decidir o que ocorrerá em sua turma. Praticam o respeito e a cooperação mútua enquanto trabalham juntos, escutam uns aos outros, trocam opiniões, negociam problemas e votam para tomar decisões que afetam todo o grupo.
A interdisciplinaridade é presente em todas as faixa etárias, criar uma ligação entre as disciplinas traz mais clareza a vivência fora da escola. A metáfora da rede cria uma visualização interdisciplinar de conhecimento como um todo, não fragmentado.
A ferramenta da pesquisa é uma atividade presente em todas os níveis, ensinar como pesquisar e onde pesquisar é papel do professor, instigando a pesquisa individual que vem de encontro com a construção do conhecimento individual e tem por objetivo a construção contínua de conhecimentos destinados à aplicação na sociedade, buscando uma relação harmônica entre o saber e o fazer, entre o teórico e o prático. Pesquisar exige a capacidade de observar, questionar, duvidar, supor, refletir, analisar, propor mudanças. Exige aprender a buscar o que não se sabe e se necessita saber, a levantar hipóteses, a testá-las, reafirmando assim o conhecimento e criando novas alternativas e paradigmas. De todas as atividades da sala de aula, a hora da troca de pontos de vista pode ser a mais importante, em termos de atmosfera sócio-moral. Em alguns casos pode ser a hora mais difícil e desafiadora do dia. Os professores comprometem gradualmente os alunos ao autogoverno, isto é, a autonomia.
Trazer a família para dentro da escola também é um dos nossos ideais. A união da escola, família e comunidade é onde todo o conhecimento se demostra inserido, trazendo clareza da aprendizagem, é ali que as crianças e adolescentes enxergar o conhecimento de sala sendo praticado fora da escola, dessa forma trazendo sentido a nossa metodologia.
Biblioteca
Um ambiente que nos leva ao mundo do faz de conta, histórias fantasiosas, descoberta de novos mundos e muita informação. A biblioteca conta com acervo literário infantil, infanto-juvenil, juvenil, literatura brasileira e estrangeira como também, materiais informativos e de pesquisa para pais e professores.
Ginásio de esportes
Contamos com ginásio de esportes coberto para a prática de educação física, eventos esportivos e festivos.
Auditório
Contamos com local apropriado para encontros, palestras, oratórias e eventos. O auditório disponibiliza um ambiente aconchegante e confortável com sistema multimídia e climatizado.
Áreas externas
Com ampla área externa contamos com: 3 parquês, caixa de areia, quadra de vôlei de areia, trilha de caminhada, casinha da árvore, rua particular para usar em brincadeiras ao ar livre, horta e capela.
Sala de Artes
Sala que atende a todas as turmas do colégio para atividades relacionada a artes, com uma grande diversidade de material para uso coletivo. Também conta com uma sala de argila, equipada com matérias e forno para queima e uma sala de marcenaria com equipamentos e materiais diversos para as atividades na área.
Sala de Atendimento Educacional Especializado
A sala conta com ambiente e materiais adaptados de acordo com a necessidade educacional de cada aluno.
Estúdio de gravação
Dispomos de ambiente próprio com isolamento acústico favorecendo a gravação de produções realizadas pelos alunos.
Sala Maker
Um ambiente moderno, com material de apoio para diversas oficinas como: Lego education, pense matemática, minecraft education edition e vcmaker. As aulas de robótica contam com computadores e materiais, possibilitando ao aluno o contato concreto e digital da disciplina.
Apoio tecnológico
Contamos com notebooks e tabletes disponíveis para os momentos de atividades e pesquisas. Possibilitando assim seu uso em qualquer ambiente da escola.
Salas de aula
Todas as salas de aulas possuem computadores e internet. Temos salas equipadas com datashow e/ou Smart TV.